Critica Literaria
 
José Maria Eugénio de Almeida - Negócios, Política e Sociedade no Século XIX   

José Maria Eugénio de Almeida - Negócios, Política e Sociedade no Século XIX


José Miguel Sardica

Quimera 2005.
ISBN 9789725891391







Descrição da editora

O nome «Eugénio de Almeida» evoca hoje – e apenas em pessoas mais atentas às questões da cultura, do ensino, da assistência, do património ou da actividade agrícola – uma Fundação com sede em Évora. A Quimera publica o livro sobre o homem que, no século XIX, lançou as bases sobre as quais se viria a criar aquela Fundação, quase um século após a sua morte.

Bacharel em Direito, magistrado, deputado, Par do Reino e Conselheiro de Estado, José Maria Eugénio de Almeida, um plebeu sem quaisquer pergaminhos aristocráticos, tornar-se-ia sobretudo conhecido pela diversificada e milionária carreira que protagonizou no mundo dos negócios, como financeiro, contratador, especulador, comerciante, industrial e grande proprietário, urbano e rural.

Nasceu em 1811, no termo do Antigo Regime, quando Portugal era ainda um Estado absolutista, economicamente dependente do Brasil, socialmente estagnado, culturalmente distante da Europa, sem estradas, comboios ou fábricas modernas. Quando morreu, em 1872, era detentor de uma das maiores fortunas portuguesas do tempo, numa monarquia liberal voltada para a Europa, meritocrática e medianamente ilustrada, que galgara anos na carreira da civilização e do progresso. José Maria Eugénio de Almeida foi testemunha desta radical transformação da modernidade portuguesa, e um dos seus muitos e ilustres obreiros.

Subjacente à biografia propriamente dita, o objectivo deste livro é o de mostrar a forma como, no Portugal do século XIX em geral, e na vida de José Maria Eugénio de Almeida em particular, o dinheiro, o poder e o status, ou seja, os negócios, a política e a sociedade, se combinavam e mutuamente alimentavam.

Numa prosa rigorosa e eloquente, José Miguel Sardica traça o retrato do grande empresário capitalista, não deixando de atentar ao perfil ético e moral do homem, assim como à sua faceta familiar, social e política.



Mais livros de José Miguel Sardica

Livros semelhantes

Faça uma crítica literária

Escreva uma crítica literária e partilhe as suas impressões. Concentre-se no conteúdo do livro. Leia as nossas instruções para mais informação.

José Maria Eugénio de Almeida



A sua classificação:  1 2 3 4 5

Escreve um título na sua crítica literária (pelo menos 2 palavras):



Escreva a sua crítica no espaço em baixo (no máximo 1000 palavras):



O idioma da crítica: 

O seu nome (opcional):



O seu e-mail (Não se mostra, usa-se sómente para confirmação):







José Maria Eugénio de Almeida - Negócios, Política e Sociedade no Século XIX A sua crítica literária aparecerá dentro de cinco a sete dias úteis.

José Maria Eugénio de Almeida - Negócios, Política e Sociedade no Século XIX As críticas literárias que não seguirem as nossas instruções não aparecerão







Critica Literaria » José Maria Eugénio de Almeida - Negócios, Política e Sociedade no Século XIX
José Maria Eugénio de Almeida - Negócios, Política e Sociedade no Século XIX
José Maria Eugénio de Almeida - Negócios, Política e Sociedade no Século XIX
  
Categorias

Arte e Música

Casa e Jardim

Ciencia e Técnica

Computadores e Internet

Cultura e Entretenimento

Ensino e Pedagogia

Finanças e Economia

Gastronomia

História e Bibliografias

Literatura

Natureza e Ecologia

Profissionais e Universitários

Refêrencia

Religião e Filosofia

Saúde e Bem-Estar

Viagens e Desporto





Critica Literaria | Ajuda e suporte | Sobre nós


Bokrecensioner Boganmeldelser Bokanmeldelser Kirja-arvostelut Critiques de Livres Buchrezensionen Critica Literaria Book reviews Book reviews Recensioni di Libri Boekrecensies Critica de Libros
Critica Literaria