Critica Literaria
 
O Rapaz do Pijama às Riscas   

O Rapaz do Pijama às Riscas


John Boyne

NORMAL. Edições Asa 2008.
ISBN 9789724153575







Descrição da editora

Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas.
Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo?

Prémios: Foi vencedor de dois prémios literários na Irlanda (o ?Children?s Book of the Year? e o ?Listener?s Choice Book of the Year?), bem como do ?Bisto Children?s Book Award?, e foi nomeado para mais de 15 prémios literários internacionais, entre os quais o ?British Book Award? no Reino Unido, o ?Premio Paolo Ungary? em Itália, o ?Prix Farmiente? na Bélgica, e o ?Borders? Original Voices Award? nos Estados Unidos. Foi ainda nomeado para a ?Carnegie Medal? de 2007.

O Rapaz do Pijama às Riscas foi originalmente publicado no Reino Unido em 2006, simultaneamente em edições para jovens e para adultos. Encontra-se actualmente traduzido em 32 línguas.

Número de páginas: 176
Formato: 14,0 x 21,5 cm



Mais livros de John Boyne

Livros semelhantes

Jorge Almeida Jorge Almeida O cinismo da vida...   (Classificação 4 de 5)

A vida é por vezes cínica,Deus escreve por vezes direito por linhas tortas,os condenados são por vezes inocentes,por vezes paga o justo pelo pecador!...um livro a não perder,pela beleza emocional que transmite e pela naturalidade de um final imprevisto ( ou não!).Muito bom (O Rapaz do Pijama às Riscas)



MARGARIDA MARGARIDA O rapaz do pijama às riscas   (Classificação 4 de 5)

Este livro aborda um tema aterrador como o holocausto Judeu de uma forma muito subtil, visto que é todo ele narrado por uma criança de nove anos. O vocabulário usado é simples, sendo deste modo acessível para todas as idades.
Apesar de ser uma criança a relatar a história, o leitor tem uma noção bastante realista do que se passa nos campos de concentração, e de todo o sofrimento dos judeus do outro lado da vedação.
Excelente livro :)
(O Rapaz do Pijama às Riscas)



Catarina Catarina O Rapaz do Pijama às Riscas   (Classificação 5 de 5)

De início não estava nem um pouco motivada a ler este livro, não sei muito bem porquê, talvez o título deste me tivesse feito pensar que seria mais um daqueles livros infantis algo chatos, que já não gosto de ler. O facto é que o livro apareceu como que por magia em cima da mesa e decidi agarrar nele. Comecei a ler e todas as ideias que tinha formado em relação àquela obra desapareceram...
É um livro que se lê com uma rapidez e um entusiasmo incrível! Depois de ler o "Diário de Anne Frank", acho que não podia ter escolhido melhor.

Todo este tema do Holocausto judeu, dos campos de concentração, das torturas e de tudo o que isto envolve choca-me profundamente. É horrível pensar que neste mundo puderam haver mentes tão sujas e horrendas ao ponto de armar todo este esquema simplesmente por uma questão de raça...!

Aconselho vivamente este livro a qualquer um, independente da idade, uma vez que transporta nele uma enorme energia de criança e aborda este tema da forma mais suave possível...



Obrigada pela atenção!
(O Rapaz do Pijama às Riscas)



Catarina Dias Catarina Dias O Rapaz do Pijama às Riscas   (Classificação 5 de 5)

Livro excelente, assim que o recebi percebi logo que aquele livro me iria entusiasmar, comecei a lê.lo logo no dia seguinte e não demorei dois dias a acabar.
É impressionante como a ingenuidade de uma criança relata tão bem todo aquele horror que se passava e do qual ele não sabia.

Aconcelho este a livro a todas as pessoas. Excelente
(O Rapaz do Pijama às Riscas)



Flávia Daniela Moreira Cardoso Flávia Daniela Moreira Cardoso O rapaz do pijama às riscas   (Classificação 5 de 5)

É um bom livro.Chama a atenção para aquilo que muitos de nós ignoramos:a dimensão da crueldade humana.Pode ser considerado um livro triste.Devemos ter atenção especial à descrição do espacio-temporal que foi muito bem feita.O autor está de parabéns.O filme é muito diferente e talvez,mais esclarecedor,pois diz as coisas de forma directa.Ao ler o livro não nos devemos esquecer que tudo aquilo é visto da perpectiva de uma criança que nada sabe sobre o assunto nem compreende o que realmente se passa. Qualaquer pessoa que deseje ler este livro deverá lê-lo uma vez com atençao e voltar a lê-lo após estar esclarecida,ou seja da segunda vez, não deve ver a acção da perpectiva de Bruno mas sim da sua perpectiva,de uma pessoa que vê a história e que não intervém nela(como no filme).Deverá procurar esclarecer-se sobre a história,mas antes de fazer isso deve ler a história sem saber do que se trata. (O Rapaz do Pijama às Riscas)



anon Inesquecível inocência   (Classificação 5 de 5)

4 horas bastaram para o ler ... a caminho de Barcelona. Não consegui travar os meus ímpetos de leitora curiosa, mais a mais, é um tema que aprofundo sistematicamente nas minhas aulas! Jamais esperaria por aquele último capítulo.É absolutamente ... doloroso! Pela ingenuidade inesperada com que duas crianças se entrelaçam numa linguagem de rara transparência e singularidade. Aconselho... a todos! (O Rapaz do Pijama às Riscas)



Maria José de Carvalho Lobo Marques Maria José de Carvalho Lobo Marques A INOCÊNCIA   (Classificação 5 de 5)

A leitura de "O Rapaz do pijama ás riscas", foi uma das que mais me emocionou nos ultimos tempos.Foi uma leitura entusiástica do inicio ao fim. Os acontecimentos vistos e relatados pelos olhos de uma criança, na escrita de um jovem autor que, para mim, constituiu uma verdadeira revelação. Um livro que se lê num trago e que será,concerteza lido duas... trêz vezes. (O Rapaz do Pijama às Riscas)



Joana Joana O Rapaz do Pijama às Riscas   (Classificação 5 de 5)

Eu amei ler este livro, na realidade eu nunca gostei de ler, mas quando li este livro passei a adorar ler! Este livro tem uma espécie de magia dentro dele, que nos permite viajar pela época nos nazis. Em 2 dias li-o todo! É também um pouco triste, mas intenção era mesmo essa, realçar a má época que se passou naquela época. É mesmo espectacular o livro! Agora que saiu o filme, vou vê-lo! (O Rapaz do Pijama às Riscas)



EtuR @ EtuR @ O Rapaz do Pijama ás Riscas   (Classificação 5 de 5)

Espectacular!

Este livro foi sem dúvida nenhuma o que mais me entusiasmou até aos dias de hje!

Amei, pena qe o filme me tenhe desiludido :| ..

òptima recomendação!
(O Rapaz do Pijama às Riscas)





Faça uma crítica literária

Escreva uma crítica literária e partilhe as suas impressões. Concentre-se no conteúdo do livro. Leia as nossas instruções para mais informação.

O Rapaz do Pijama às Riscas



A sua classificação:  1 2 3 4 5

Escreve um título na sua crítica literária (pelo menos 2 palavras):



Escreva a sua crítica no espaço em baixo (no máximo 1000 palavras):



O idioma da crítica: 

O seu nome (opcional):



O seu e-mail (Não se mostra, usa-se sómente para confirmação):







O Rapaz do Pijama às Riscas A sua crítica literária aparecerá dentro de cinco a sete dias úteis.

O Rapaz do Pijama às Riscas As críticas literárias que não seguirem as nossas instruções não aparecerão







Critica Literaria » O Rapaz do Pijama às Riscas
O Rapaz do Pijama às Riscas
O Rapaz do Pijama às Riscas
  
Categorias

Arte e Música

Casa e Jardim

Ciencia e Técnica

Computadores e Internet

Cultura e Entretenimento

Ensino e Pedagogia

Finanças e Economia

Gastronomia

História e Bibliografias

Literatura

Natureza e Ecologia

Profissionais e Universitários

Refêrencia

Religião e Filosofia

Saúde e Bem-Estar

Viagens e Desporto





Critica Literaria | Ajuda e suporte | Sobre nós



Critica Literaria