Critica Literaria
 
Admirável Mundo Novo   

Admirável Mundo Novo


Huxley, Aldous

Livros do Brasil 1984.
ISBN 9789723800128







Descrição da editora





Mais livros de Huxley, Aldous


Livros semelhantes

Tiago Ferreira Tiago Ferreira Evolução e regresso   (Classificação 4 de 5)

Foi pensando na tecnologia e nos efeitos catastróficos que ela pode proporcionar ao homem que o escritor inglês Aldous Huxley tomou como ponto de partida para publicar a novela Admirável Mundo Novo.

Em seu livro, Huxley profetizou um futuro onde não há barreiras para os valores éticos e sociais. Os líderes e acontecimentos históricos são negados, assim como todos os livros, escritos, pensamentos filosóficos e religiões; o homem passa a viver para o permanente consumo num paraíso artificial onde não existe mais o sentimento e o matrimônio, foi abolida a família, fazer sexo tornou-se comum e o simples pronunciamento da palavra pai ou mãe chega a ser uma obscenidade.

No ano 732 depois de Ford (líder que iniciou essa nova era) a população é formada através de tubos de ensaio e separada por castas – Alfa, Beta, Delta, Gama e Ipsilone. Os Alfas e Betas são os privilegiados da sociedade pela inteligência e beleza que possuem, além de poderem assistir ao ‘Cinema Sensível’ (espécie de sessão onde se sente o que o protagonista do filme irá sofrer ou tocar) e passear de helicóptero pelas cidades, enquanto que os Deltas, Gamas e Ipsilones geralmente são retardados ou um bando de gêmeos ignorantes que trabalham para as castas superiores.

Apesar de todas essas divergências sociais, todos são condicionados a serem felizes, não importando sua casta, através do treinamento malthusiano: técnica manipuladora que obriga crianças a escutarem frases benéficas à estabilidade enquanto dormem, como: “Ford é o máximo”, “Orgia – Bugia”, “O que é velho não se costura” “Comprar é preciso”, etc. São frases fundamentais para que perdure a ordem estável deste mundo.

Exclusos desses moldes existem os Selvagens, tidos pelos alienados como pessoas retrógradas, pueris e infelizes. Não são condicionados e vivem em aldeias afastadas; possuem suas seitas, crenças e rituais e não têm contato com os seres civilizados.

Apesar de totalmente extremista, a preocupação de Aldous Huxley não é retratar as especificidades tecnológicas, mas explicitar como a máquina pode regredir o pensamento humano e como essa metamorfose interfere no cotidiano de todos. Na novela de Huxley, um casal de Alfas visita uma área selvagem e trazem consigo um rapaz e sua mãe à civilização. O selvagem fica estupefato com o modo de vida das castas e passa a questionar os valores humanos, negligenciados pelos dirigentes desse mundo.

Pode parecer utopia a existência dessa sociedade esclerosada, alvo da crítica do escritor, porém não há como não se aterrorizar com a imaginação dos fatos que vão sendo desenvolvidos na novela e como a constante evolução tão almejada por nós, seres humanos, faz com que aumente cada vez mais nosso regresso e conformidade.
(Admirável Mundo Novo)





Faça uma crítica literária

Escreva uma crítica literária e partilhe as suas impressões. Concentre-se no conteúdo do livro. Leia as nossas instruções para mais informação.

Admirável Mundo Novo



A sua classificação:  1 2 3 4 5

Escreve um título na sua crítica literária (pelo menos 2 palavras):



Escreva a sua crítica no espaço em baixo (no máximo 1000 palavras):



O idioma da crítica: 

O seu nome (opcional):



O seu e-mail (Não se mostra, usa-se sómente para confirmação):







Admirável Mundo Novo A sua crítica literária aparecerá dentro de cinco a sete dias úteis.

Admirável Mundo Novo As críticas literárias que não seguirem as nossas instruções não aparecerão







Critica Literaria » Admirável Mundo Novo
Admirável Mundo Novo
Admirável Mundo Novo
  
Categorias

Arte e Música

Casa e Jardim

Ciencia e Técnica

Computadores e Internet

Cultura e Entretenimento

Ensino e Pedagogia

Finanças e Economia

Gastronomia

História e Bibliografias

Literatura

Natureza e Ecologia

Profissionais e Universitários

Refêrencia

Religião e Filosofia

Saúde e Bem-Estar

Viagens e Desporto





Critica Literaria | Ajuda e suporte | Sobre nós


Bokrecensioner Boganmeldelser Bokanmeldelser Kirja-arvostelut Critiques de Livres Buchrezensionen Critica Literaria Book reviews Book reviews Recensioni di Libri Boekrecensies Critica de Libros
Critica Literaria