Critica Literaria
 
História do Pensamento Filosófico Português - Volume IV   

História do Pensamento Filosófico Português - Volume IV


Pedro Calafate Manuel Cândido Pimentel

Capa dura. Editorial Caminho 2004.
ISBN 9789722116657







Descrição da editora

Do ponto de vista filosófico, o século XIX português foi um período de encruzilhada, remetendo para um grau de elevada complexidade. Foi certamente um dos períodos filosoficamente mais ricos da nossa história, marcado pela intervenção de elites esclarecidas, na sua vontade de superação de tradições anteriores, com base num diálogo criativo com as múltiplas correntes filosóficas da Europa, em que nos inserimos.
Caracteriza este período um vincado desejo de modernização do país, ora superando limitações anteriores afirmadas no período das Luzes, como foi o caso da reabilitação da metafísica, ora continuando-o, como foi o caso do positivismo, que atribuiu à ciência o estatuto de paradigma do conhecimento legítimo.
De facto, os pontos de referência mais relevantes em torno dos quais gravitam os ideais dos nossos mais importantes pensadores deste século remetem, por um lado, para o grande debate entre cientismo e metafísica e, por outro, para uma reflexão sobre a existência social do homem, que dá consistência à afirmação de um pensamento jurídico e político desdobrado numa pluralidade de soluções e propostas.
A primeira questão constitui o núcleo do primeiro tomo. A segunda questão abrange a quase totalidade do segundo tomo.
Neste primeiro tomo, damos, por isso, ênfase à revitalização da metafísica, por cuja via se afirmou progressivamente o espiritualismo, como realidade incontornável do nosso pensamento oitocentista, e, por outro lado, à afirmação do positivismo, que rapidamente adquiriu uma vertente política, enquanto ideologia dos republicanos, sem esquecer outros aspectos da dinâmica intelectual de Oitocentos, como foi o caso da lenta renascença católica, muito centrada no ensino da Filosofia nos nossos seminários.
É a respeito dos dois primeiros temas que encontraremos os nomes mais sonantes da Filosofia em Portugal no século XIX, como Antero, Sampaio Bruno, Guerra Junqueiro, Cunha Seixas e Amorim Viana. Já no plano da afirmação do positivismo, veremos, nomeadamente a propósito de Teófilo Braga, as vicissitudes e peculiaridades deste movimento em Portugal.



Mais livros dos autores

Livros semelhantes

Faça uma crítica literária

Escreva uma crítica literária e partilhe as suas impressões. Concentre-se no conteúdo do livro. Leia as nossas instruções para mais informação.

História do Pensamento Filosófico Português



A sua classificação:  1 2 3 4 5

Escreve um título na sua crítica literária (pelo menos 2 palavras):



Escreva a sua crítica no espaço em baixo (no máximo 1000 palavras):



O idioma da crítica: 

O seu nome (opcional):



O seu e-mail (Não se mostra, usa-se sómente para confirmação):







História do Pensamento Filosófico Português - Volume IV A sua crítica literária aparecerá dentro de cinco a sete dias úteis.

História do Pensamento Filosófico Português - Volume IV As críticas literárias que não seguirem as nossas instruções não aparecerão







Critica Literaria » História do Pensamento Filosófico Português - Volume IV
História do Pensamento Filosófico Português - Volume IV
História do Pensamento Filosófico Português - Volume IV
  
Categorias

Arte e Música

Casa e Jardim

Ciencia e Técnica

Computadores e Internet

Cultura e Entretenimento

Ensino e Pedagogia

Finanças e Economia

Gastronomia

História e Bibliografias

Literatura

Natureza e Ecologia

Profissionais e Universitários

Refêrencia

Religião e Filosofia

Saúde e Bem-Estar

Viagens e Desporto





Critica Literaria | Ajuda e suporte | Sobre nós


Bokrecensioner Boganmeldelser Bokanmeldelser Kirja-arvostelut Critiques de Livres Buchrezensionen Critica Literaria Book reviews Book reviews Recensioni di Libri Boekrecensies Critica de Libros
Critica Literaria