Critica Literaria
 
O Vendedor de Passados   

O Vendedor de Passados


José Eduardo Agualusa

Capa mole. Dom Quixote 2004.
ISBN 9789722026673







Descrição da editora





Mais livros de José Eduardo Agualusa

Livros semelhantes

Marco Constantino Marco Constantino Ficção e Realidade   (Classificação 5 de 5)

Uma Angola com sede de heróis, um homem que vende passados falsos, uma osga que já foi um homem, tudo isto são fios de uma teia que traça de forma satírica e acutilante um retrato da Angola de hoje, que poderia muito bem ser um retrato de qualquer sociedade moderna. A importância do nome, a difícil escolha entre a verdade e a mentira, entre a vida e os livros, entre um passado falso mas colorido e um passado verídico mas degradante, são questões que Agualusa debate de uma forma expressiva e certeira. Neste livro, todas as fronteiras entre realidade e ficção são quebradas e é interessante perceber que é nos sonhos que a distinção entre as duas é estabelecida.
“Vem-me à memória a imagem a preto e branco de Martin Luther King discursando à multidão: ‘Eu tive um sonho’. Ele deveria ter dito antes: ‘Eu fiz um sonho’. Há alguma diferença, pensando bem, entre ter um sonho ou fazer um sonho. Eu fiz um sonho."
Ler os livros deste autor é como tê-lo sentado ao nosso lado a contar as suas estórias, isto, porque ao contrário do que nos vêm habituando, Agualusa não adorna a sua prosa com ornamentos estéreis, aproveitando cada palavra, cada espaço, cada ponto final para construir uma narração singular e eloquente.
“Nos livros está tudo o que existe, muitas vezes em cores mais autênticas, e sem a dor verídica de tudo o que realmente existe. Entre a vida e os livros, meu filho, escolhe os livros.”
(O Vendedor de Passados)



Ana Filipa Ana Filipa Vendedor de Vidas   (Classificação 4 de 5)

Considero esta obra uma critica á sociedade e aos seus constituintes que ainda hoje permanece actual..pois actualmente tal como penso eu, sempre as pessoas fazerao de tudo para mudar o seu passado, não o aceitando..penso que a osga acaba por ser o nosso subconsciente muitas vezes que nos ajuda a distinguir o bem do mal..penso realmente e sinceremante que é uma obra aconselhada a todos, de todas as faixas etárias e classes sociais!! (O Vendedor de Passados)



Jorge Almeida Jorge Almeida Sonhos reais em vidas inventadas   (Classificação 4 de 5)

Este escritor já me tinha deliciado antes no seu livro " Passageiros em trânsito".Agora num romance onde se desencadeiam sonhos,ficçoes e realidades,José Eduardo Agualusa mantém a fluidez e o encanto de escrever como se estivesse a falar, a falar de coisas tão verdadeiras como os sonhos que concerteza são a maior verdade da vida - bons ou maus.Para ler outros livros do autor. (O Vendedor de Passados)





Faça uma crítica literária

Escreva uma crítica literária e partilhe as suas impressões. Concentre-se no conteúdo do livro. Leia as nossas instruções para mais informação.

O Vendedor de Passados



A sua classificação:  1 2 3 4 5

Escreve um título na sua crítica literária (pelo menos 2 palavras):



Escreva a sua crítica no espaço em baixo (no máximo 1000 palavras):



O idioma da crítica: 

O seu nome (opcional):



O seu e-mail (Não se mostra, usa-se sómente para confirmação):







O Vendedor de Passados A sua crítica literária aparecerá dentro de cinco a sete dias úteis.

O Vendedor de Passados As críticas literárias que não seguirem as nossas instruções não aparecerão







Critica Literaria » O Vendedor de Passados
O Vendedor de Passados
O Vendedor de Passados
  
Categorias

Arte e Música

Casa e Jardim

Ciencia e Técnica

Computadores e Internet

Cultura e Entretenimento

Ensino e Pedagogia

Finanças e Economia

Gastronomia

História e Bibliografias

Literatura

Natureza e Ecologia

Profissionais e Universitários

Refêrencia

Religião e Filosofia

Saúde e Bem-Estar

Viagens e Desporto





Critica Literaria | Ajuda e suporte | Sobre nós



Critica Literaria