Critica Literaria
 
Travessuras da Menina ma   

Travessuras da Menina ma


Mario Vargas Llosa

Alfaguara Objetiva 2006.
ISBN 9788573028089







Mais livros de Mario Vargas Llosa

Livros semelhantes

Emanuela Ribeiro Emanuela Ribeiro Travessuras da menina má   (Classificação 4 de 5)

Na contracapa, a pergunta: qual é a verdadeira face do amor? Se é verdade que aquilo que nos é diferente causa estranheza, posso dizer que foi isso o que aconteceu comigo quando iniciei a leitura de “Travessuras da menina má”. Afinal, estava acostumada com a face do amor romântico. Aquele dos filmes e novelas.

No livro, Ricardo, o “bom menino” que apenas queria viver em Paris, com uma vida pequeno-burguesa; apaixona-se pela “menina má”, que não media esforços para ser rica, riquíssima, usando de todas as artimanhas femininas para conseguir. Dessa forma, tão opostos, a “menina má” oferece a Ricardo momentos de intensa felicidade e proporciona outros de profundo desencanto.

No entanto, o amor de Ricardo era tanto e tão vigorosa a narrativa do renomado escritor Mario Vargas Llosa, que esse emocionante romance foi me cativando a cada página, a cada reencontro do “bom menino” com a “menina má” - no Peru, em Paris, em Londres, no Japão e até em Madri. A tal ponto, que cheguei a me afeiçoar a ela, depois de tê-la quase odiado. Isso porque como mesmo diz Ricardo, a alegria que ela proporcionou a ele – e aos leitores com suas aventuras e desventuras – foi bem maior do que qualquer mágoa.

É assim, por intermédio da dor e da alegria, da humilhação e da felicidade, do trágico e do cômico, que conhecemos um amor de mil faces, indefinível, fora das classificações e tipificações que teimamos em dar às coisas e aos sentimentos.

Como plano de fundo dessa história de amor, o autor traça o perfil das transformações sociais européias e das convulsões políticas da América Latina. Muito do personagem Ricardo, remete a própria vida de Vargas Llosa como os tempos em que viveu como tradutor ou os difíceis anos morando em Paris.
(Travessuras da Menina ma)



PC FRANC PC FRANC Leitura envolvente   (Classificação 5 de 5)

Uma historia envolvente, com tramas muito bem descritas, são características que fazem com que este livro seja extremamente envolvente. (Travessuras da Menina ma)



Daniely Santos Daniely Santos Travessuras da menina má   (Classificação 3 de 5)

A "menina má" faz jus ao título, fazendo toda espécie de malabarismos sentimentais com o nosso herói, o "menino bom"; cabe aqui lembrar que a moça da capa não é nossa protagonista, não se teve notícias de que ela era afeiçoada à leitura, quem lê é alguém alheio ao livro e é uma mulher, o que me fez pensar que o livro é um manual para que as mocinhas sejam mais "más" e os mocinhos sejam mais "bons", mas não tão maus ou tão bons...é um conto de amor às avessas, onde o homem é sempre o mais machucado e onde há uma vilã, com características bem marcantes, que é ao mesmo tempo o bálsamo e o algoz do pobre moço.
O texto gira em torno da menina má de tal forma que ela foi o único personagem que se materializou na minha mente (ela era Emmanuelle Béart, de Le Héros de La Famille), muito embora não seja presente na história, se ausentando por longos períodos dentro da narrativa; quando consegue-se visualizar outro personagem, um "japonês franzino", o faz só para observar o abismo que separa a deslumbrante chilenita de um de seus amantes...Tem algo de muito bom nesse livro? Não, não tem...só que ele evoca algo que não pude distinguir...de qualquer forma, é um bom presente...um bom empréstimo...uma boa leitura... quem sabe alguém consegue responder a pergunta da contracapa: "Qual é a verdadeira face do amor?"
(Travessuras da Menina ma)



Rodrigo Rojas Rodrigo Rojas Uma narrativa que se enreda...   (Classificação 4 de 5)

Livro interessante. A narrativa sempre minuciosa, sem ser cansativa, de Vargas Llosa. Sobre o enredo... Não sei o que dizer... O que existe de Ricardo por Lily é amor? O que existe de Lily por Ricardo é gratidão? O relacionamento é sadomasoquista? Temos inveja ou compaixão de Ricardo, por não conseguir se desfazer daquilo que elegeu como sua razão de viver? Ou será Lily a personagem principal e Ricardo apenas coadjuvante? (Travessuras da Menina ma)



João Vitor João Vitor Órfão de uma narrativa e de seus personagens   (Classificação 4 de 5)

Ainda não havia lido nada do Llosa. Não sei se está entre os melhores, mas recomendo: gostei muito.
História envolvente, daquelas que, ao final, bate até uma melancolia por não poder mais estar inserido naquele universo.
Não quis parecer piegas ou lugar comum, mas é como posso traduzir o que senti ao terminar de lê-lo. Sinto me órfão desses personagens cativantes, agora que encerrada a história.
(Travessuras da Menina ma)



MARCONI MARCONI UM LIVRO PARA INDICAR   (Classificação 5 de 5)

Só comprei o livro após meses de lançado, estava em viagem e desejava ler durante a mesma, quase esquecia da intenção e lembrei-me da elogiosa crítica que havia lido em um revista do Brasil.
É um romance com uma história intrigante, envolvente e que nos leva até o fim. O livro narra a vida dos dois personagens principais, uma história de um amor incondicional de um homem para uma mulher, que não ama nem a si mesma, mas que retorna para buscar o seu apoio todas as vezes que necessita.
É uma criação tão "real", com um teor que me pareceu todo tempo enquanto o lia, todo o tempo depois que encerrei a leitura, me parece que a história, apesar da distância geográfica que se inicia e finda, veio do fundo da nossa vida.
Como tempos depois li do autor Cartas a um Jovem Escritor, encerro esta crítica afirmando que o poder de persuasão do livro é imenso. Convincente.
(Travessuras da Menina ma)



Raoni Silva Moura Raoni Silva Moura O romance historico   (Classificação 5 de 5)

Além do surpreendente romance romântico narrado por Mario Vargas Llosa em "Travessuras da Menina Má", o livro apresenta outras características essenciais para a afirmação da genialidade da obra. Durante a narração romântica o autor, sutilmente inclui fatos históricos muito bem colocados. Através do romance é possível fazer uma viagem no tempo, conhecendo um pouco da história política do Peru, do surgimento dos hippies, dos skinheads, da Aids, dos tempos de glória de Paris e muitos outros fatos. Certamente não temos aqui apenas uma história de amor bem ou mal resolvida, temos também um excelente aula de história moderna muito bem contada, muito bem sintetizada e absolutamente amarrada ao fatos romanticos que tanto seduzem o leitor. Absolutamente um livro sensacional. Idiscutivelmente bom! (Travessuras da Menina ma)





Faça uma crítica literária

Escreva uma crítica literária e partilhe as suas impressões. Concentre-se no conteúdo do livro. Leia as nossas instruções para mais informação.

Travessuras da Menina ma



A sua classificação:  1 2 3 4 5

Escreve um título na sua crítica literária (pelo menos 2 palavras):



Escreva a sua crítica no espaço em baixo (no máximo 1000 palavras):



O idioma da crítica: 

O seu nome (opcional):



O seu e-mail (Não se mostra, usa-se sómente para confirmação):







Travessuras da Menina ma A sua crítica literária aparecerá dentro de cinco a sete dias úteis.

Travessuras da Menina ma As críticas literárias que não seguirem as nossas instruções não aparecerão







Critica Literaria » Travessuras da Menina ma
Travessuras da Menina ma
Travessuras da Menina ma
  
Categorias

Arte e Música

Casa e Jardim

Ciencia e Técnica

Computadores e Internet

Cultura e Entretenimento

Ensino e Pedagogia

Finanças e Economia

Gastronomia

História e Bibliografias

Literatura

Natureza e Ecologia

Profissionais e Universitários

Refêrencia

Religião e Filosofia

Saúde e Bem-Estar

Viagens e Desporto





Critica Literaria | Ajuda e suporte | Sobre nós



Critica Literaria