Critica Literaria
 
Minha Terra E Meu Povo   

Minha Terra E Meu Povo


Dalai Lama xi (1838-1856)

Brochura. Palas Athena 2008.
ISBN 9788572420174







Descrição da editora

Este livro, testemunho dignificante de um grande líder espiritual e temporal, forçado ao exílio pela China comunista, é um dos mais dolorosos documentos até hoje publicados. O Dalai-Lama relata a história de seu breve e tumultuoso reinado, levada ao seu clímax pela aterradora humilhação e o sistemático assassínio de seu povo pelos comunistas.

Homem civilizado e compassivo, e reformador sincero, ele escreve sobre a vida simples tibetana em cujo seio nasceu, e sobre o povo devoto dentre o qual ele, como a reencarnação de seu predecessor, foi descoberto e proclamado Dalai-Lama, de acordo com o milenar costume de sua terra.

Nascido em 1935, tinha dois anos de idade quando monges budistas, disfarçados como simples viajantes, o reconheceram por meio de certos testes, os quais indicavam ser ele realmente o Dalai-Lama. A despeito das complicações, os lamas conseguiram levar seu líder infante para Lhasa quando ele tinha quatro anos de idade. Lá, passou uma infância sem igual, governando com a ajuda de um regente e conduzindo-se a si próprio com extraordinário decoro para uma criança de sua idade.

Em 1950, quando tinha apenas dezesseis anos, viu-se subitamente na contingência de dirigir seu país, ameaçado pelo poderio da China.

O tibetano, povo completamente desmilitarizado, nada pode fazer senão render-se. O Dalai-Lama, como sacerdote budista e seguidor das idéias do Mahatma Gandhi, estava convencido de que era ao mesmo tempo impraticável e contra a ética tentar rebater a violência com a violência.

Durante nove anos esforçou-se para preservar algum grau de independência para sua terra. Mas as requisições de comida e alojamento por parte dos comunistas trouxeram uma crise sem precedentes para o Tibete, e as tentativas para impor as reformas agrárias comunistas criaram um arrebatado ressentimento.

Não obstante os conselhos do Dalai-Lama, seu povo formou bandos de guerrilheiros nas altas montanhas e lutou desesperadamente. Quando os agressores apareceram para ameaçar o Dalai-Lama em pessoa, a reação popular foi tão grande que ele receou um massacre.

Por causa de seu povo, deixou ele seu palácio durante a noite e andou três semanas através da Cordilheira do Himalaia, em direção à Índia. Antes de os chineses tomarem conhecimento de sua fuga, o palácio foi bombardeado, juntamente com milhares de fiéis tibetanos agrupados em torno do prédio na intenção de proteger seu líder.

O Dalai-Lama apelou para a ONU, e a Comissão Internacional de Juristas procedeu a detalhado estudo da situação; o que descobriu ultrapassou os limites do tolerável.

Minha Terra e Meu Povo é um livro trágico; a derrota do Tibete se apresenta, assim, como uma severa advertência para todo o mundo. Mas, o livro mostra-se, apesar de tudo, profundamente comovedor, pois toda esta sombria história é contada sob inspiração de um meigo espírito de perdão revelado por um monge budista



Mais livros de Dalai Lama xi (1838-1856)

Livros semelhantes

Faça uma crítica literária

Escreva uma crítica literária e partilhe as suas impressões. Concentre-se no conteúdo do livro. Leia as nossas instruções para mais informação.

Minha Terra E Meu Povo



A sua classificação:  1 2 3 4 5

Escreve um título na sua crítica literária (pelo menos 2 palavras):



Escreva a sua crítica no espaço em baixo (no máximo 1000 palavras):



O idioma da crítica: 

O seu nome (opcional):



O seu e-mail (Não se mostra, usa-se sómente para confirmação):







Minha Terra E Meu Povo A sua crítica literária aparecerá dentro de cinco a sete dias úteis.

Minha Terra E Meu Povo As críticas literárias que não seguirem as nossas instruções não aparecerão







Critica Literaria » Minha Terra E Meu Povo
Minha Terra E Meu Povo
Minha Terra E Meu Povo
  
Categorias

Arte e Música

Casa e Jardim

Ciencia e Técnica

Computadores e Internet

Cultura e Entretenimento

Ensino e Pedagogia

Finanças e Economia

Gastronomia

História e Bibliografias

Literatura

Natureza e Ecologia

Profissionais e Universitários

Refêrencia

Religião e Filosofia

Saúde e Bem-Estar

Viagens e Desporto





Critica Literaria | Ajuda e suporte | Sobre nós


Bokrecensioner Boganmeldelser Bokanmeldelser Kirja-arvostelut Critiques de Livres Buchrezensionen Critica Literaria Book reviews Book reviews Recensioni di Libri Boekrecensies Critica de Libros
Critica Literaria