Critica Literaria
 
Como Freud Trabalhava - Relatos Ineditos Dos Pacientes   

Como Freud Trabalhava - Relatos Ineditos Dos Pacientes



ISBN 9788571649101







Descrição da editora

Combater a idealização de Sigmund Freud ? este é o trabalho a que tem se dedicado o cientista político canadense Paul Roazen. Neste novo livro, o autor busca no testemunho de antigos pacientes as informações para construir um perfil do criador da Psicanálise diferente daquele traçado ?oficialmente? pelos que foram seus contemporâneos e discípulos. Roazen entrevistou vinte e cinco pessoas que freqüentaram o movimentado consultório da rua Bergasse, em Viena; e escolheu dez relatos para compor Como Freud trabalhava. O retrato que emerge da narrativa é o de um analista muito solicitado ? à época em que a maioria dos entrevistados passou pelo divã de Freud, seu proprietário já se tornara uma celebridade mundial ?, que gostava de se encontrar seis vezes por semana com os analisandos, e nem sempre fazia questão de esconder preferências e opiniões pessoais. O livro compila rememorações de personagens importantes na história do movimento psicanalítico, como James e Alix Strachey, responsáveis, com Ernest Jones, pela tradução para o inglês e publicação das obras de Freud; ao lado das lembranças de gente anônima, como Albert Hirst, um advogado austríaco emigrado para os Estados Unidos que atribuiu ao tratamento, mais de cinqüenta anos depois de seu término, o fato de ter alcançado sucesso profissional. Diversos ?Freud? emergem das evocações desses homens e mulheres; todos eles bem distantes da imagem do analista-padrão dos dias de hoje ? visto como um profissional silencioso, que toma notas e nada revela sobre si próprio, continuador de uma ortodoxia que não pode reclamar ter suas bases na prática cotidiana do psicanalista Sigmund Freud, tal como descrita aqui. Um livro saboroso, preocupado em revelar o universo de preocupações européias, além das peculiaridades desse grande pensador do século XX ? ele próprio o único analista que jamais foi analisado.



Livros semelhantes

Faça uma crítica literária

Escreva uma crítica literária e partilhe as suas impressões. Concentre-se no conteúdo do livro. Leia as nossas instruções para mais informação.

Como Freud Trabalhava



A sua classificação:  1 2 3 4 5

Escreve um título na sua crítica literária (pelo menos 2 palavras):



Escreva a sua crítica no espaço em baixo (no máximo 1000 palavras):



O idioma da crítica: 

O seu nome (opcional):



O seu e-mail (Não se mostra, usa-se sómente para confirmação):







Como Freud Trabalhava - Relatos Ineditos Dos Pacientes A sua crítica literária aparecerá dentro de cinco a sete dias úteis.

Como Freud Trabalhava - Relatos Ineditos Dos Pacientes As críticas literárias que não seguirem as nossas instruções não aparecerão







Critica Literaria » Como Freud Trabalhava - Relatos Ineditos Dos Pacientes
Como Freud Trabalhava - Relatos Ineditos Dos Pacientes
Como Freud Trabalhava - Relatos Ineditos Dos Pacientes
  
Categorias

Arte e Música

Casa e Jardim

Ciencia e Técnica

Computadores e Internet

Cultura e Entretenimento

Ensino e Pedagogia

Finanças e Economia

Gastronomia

História e Bibliografias

Literatura

Natureza e Ecologia

Profissionais e Universitários

Refêrencia

Religião e Filosofia

Saúde e Bem-Estar

Viagens e Desporto





Critica Literaria | Ajuda e suporte | Sobre nós


Bokrecensioner Boganmeldelser Bokanmeldelser Kirja-arvostelut Critiques de Livres Buchrezensionen Critica Literaria Book reviews Book reviews Recensioni di Libri Boekrecensies Critica de Libros
Critica Literaria