Critica Literaria
 
O Homem Que Matou Getulio Vargas   

O Homem Que Matou Getulio Vargas



ISBN 9788571648395







Descrição da editora

O homem que matou Getúlio Vargas, o segundo romance de Jô Soares, é a biografia fictícia de Dimitri Borja Korozec, uma espécie de anarquista desastrado que entre 1914 e 1954 vai mudando de cidade e de país, sempre disposto a cumprir sua grande missão: matar tiranos. Ao longo desses quarenta anos, vamos vê-lo atuar na Bósnia, na França, nos Estados Unidos e no Brasil, países onde por acaso ele acabará participando não só de importantíssimos episódios históricos, mas de outros que a história não chegou a registrar ? embora a própria biografia de Dimitri seja a prova irrefutável de que eles aconteceram... Presente no primeiro romance de Jô Soares ( O Xangô de Baker Street, 1995, Companhia das Letras), também aqui a combinação de fato histórico e fato fictício foi adotada como um procedimento construtivo básico. Depois de pesquisar durante mais de dois anos a história da primeira metade do século, Jô Soares reuniu o material de que precisava para dar ?veracidade? ao personagem Dimitri Borja Korozec. Para fazer a seleção, usou dois critérios principais. Primeiro, escolheu informações sobre certos motivos secundários que iriam aparecendo no trajeto de Dimitri e que ajudariam a compor a cena ? a história do Orient-Express, por exemplo, ou das armas de fogo que o personagem usaria. Segundo, escolheu fatos verídicos que de certo modo poderiam entrar na narrativa ?in natura? (isto é, sem nenhuma alteração significativa), por conterem em si mesmos algum mecanismo típico do riso ? a bomba que não explode sobre o arquiduque Francisco Ferdinando, por exemplo. Jô Soares também é o responsável pelas ilustrações, que se distribuem do começo ao fim do livro e acabam sendo as ?provas materiais? da história de Dimitri. Mas ?prova? maior é o caderno de anotações que ele manteve por quarenta anos e do qual o narrador reproduz certas páginas cruciais, sem dúvida imbuído do mesmo espírito de fidelidade que anima a legião de biógrafos atualmente disponível nas livrarias... O homem que matou Getúlio Vargas é um romance humorístico em que Jô Soares brinca de ser biógrafo e historiador. Seu método consiste antes de tudo em narrar coincidências e incongruências verdadeiras e fictícias como se todas fossem uma coisa só. Os resultados a que chega são altamente reveladores de que o riso pode estar em todo lugar.



Livros semelhantes

Faça uma crítica literária

Escreva uma crítica literária e partilhe as suas impressões. Concentre-se no conteúdo do livro. Leia as nossas instruções para mais informação.

O Homem Que Matou Getulio Vargas



A sua classificação:  1 2 3 4 5

Escreve um título na sua crítica literária (pelo menos 2 palavras):



Escreva a sua crítica no espaço em baixo (no máximo 1000 palavras):



O idioma da crítica: 

O seu nome (opcional):



O seu e-mail (Não se mostra, usa-se sómente para confirmação):







O Homem Que Matou Getulio Vargas A sua crítica literária aparecerá dentro de cinco a sete dias úteis.

O Homem Que Matou Getulio Vargas As críticas literárias que não seguirem as nossas instruções não aparecerão







Critica Literaria » O Homem Que Matou Getulio Vargas
O Homem Que Matou Getulio Vargas
O Homem Que Matou Getulio Vargas
  
Categorias

Arte e Música

Casa e Jardim

Ciencia e Técnica

Computadores e Internet

Cultura e Entretenimento

Ensino e Pedagogia

Finanças e Economia

Gastronomia

História e Bibliografias

Literatura

Natureza e Ecologia

Profissionais e Universitários

Refêrencia

Religião e Filosofia

Saúde e Bem-Estar

Viagens e Desporto





Critica Literaria | Ajuda e suporte | Sobre nós


Bokrecensioner Boganmeldelser Bokanmeldelser Kirja-arvostelut Critiques de Livres Buchrezensionen Critica Literaria Book reviews Book reviews Recensioni di Libri Boekrecensies Critica de Libros
Critica Literaria