Critica Literaria
 
Passaro Raro, O   

Passaro Raro, O


Gaarder, Jostein

Brochura. Companhia Das Letras 2008.
ISBN 9788535901733







Descrição da editora

Num futuro distante, uma fantástica invenção tecnológica permite ao homem sintonizar um ponto no espaço e no tempo e, a partir daí, revisitar toda a história coletiva e individual da humanidade. Numa cidade da Noruega, um diagnóstico médico faz um homem robusto demolir uma loja de porcelanas e leva uma jovem mulher a um inesperado encontro com Buda. Personagens de um romance se revoltam, perguntando-se não apenas se eles existem mesmo, mas se existe de fato um autor. Encontros e desencontros amorosos conduzem um casal de namorados a Roma e a um destino marcado por trágicas coincidências. Eis as linhas gerais de algumas das dez narrativas que compõem 'O pássaro raro', livro de estréia de Jostein Gaarder, publicado em 1986. Todas elas tratam de pessoas comuns que, arrancadas de seu dia-a-dia por um acontecimento inesperado, lançam-se à aventura do pensamento e da reflexão



Mais livros de Gaarder, Jostein

Livros semelhantes

Paula Cajaty Paula Cajaty O pássaro raro pousou no meu ombro   (Classificação 4 de 5)

O homem passa a vida mascarando o real, enfeitando a verdade para que ela não pareça tão improvável. Mas o real e a verdade às vezes dão as mãos e misteriosamente escapam dessa gaiola dourada onde vivem trancados. E alçando voo, impõem sua presença, a despeito de nosso alheamento.
Jostein Gaarder é o autor de "O mundo de Sofia" e tantos outros títulos, todos publicados pela Companhia das Letras. Em "O pássaro raro", o filósofo alemão traduz em contos nossa - infundada - perplexidade com o óbvio, esse óbvio que aprendemos a disfarçar tão bem. Ele narra essa perplexidade que se torna epifânica, porque sistematicamente esquecida por nós desde a infância.
Como o autor conta, "O pássaro raro" se exibe em breves momentos, traz constatações perturbadoras e formula perguntas que imobilizam e levam ao impasse essencial: a dúvida eterna sobre o que somos e o que fazemos perambulando a esmo numa esfera em suspenso no espaço (in)finito.
Todos os dez contos trazem um pré-texto, uma chave que antecipa, auxilia ou complementa a compreensão da história que se segue. Os contos também usam a morte, a loucura, o amor elevado ao último grau, ou mesmo o questionamento dos limites entre real e ficção, como os eventos que desatrelam a porta da gaiola dourada e permitem o voo desse pássaro raro.
O livro foi publicado originalmente em 1986, e desde então já havia uma consciência do autor sobre o que acontece nesse ano de 2009. Em dois exemplos, Jostein aborda a supremacia do interesse na vida alheia a esvaziar o conteúdo da própria vida, cerne do primeiro conto "O scanner do tempo", bem como a publicização e eternização do pensamento de cada ser humano no conto "O catálogo". Ambas as histórias nos mostram que Gaarder assume idêntica estatura de um Adolf Huxley em "Admirável mundo novo", ou de um George Orwell, em "Grande irmão", obras ficcionais que se revelaram verdadeiras profecias realizadas.
Ao contrário de um livro de auto-ajuda, "O pássaro raro" é a pílula vermelha da nossa Matrix.
Jostein Gaarder, utilizando-se dos mais diversos estilos literários, através das suas belas figurações, exibe nossa própria inaptidão em conviver com a crueldade do mundo e encena imagens que se gravam e se perpetuam dentro de nós.
(Passaro Raro, O)





Faça uma crítica literária

Escreva uma crítica literária e partilhe as suas impressões. Concentre-se no conteúdo do livro. Leia as nossas instruções para mais informação.

Passaro Raro, O



A sua classificação:  1 2 3 4 5

Escreve um título na sua crítica literária (pelo menos 2 palavras):



Escreva a sua crítica no espaço em baixo (no máximo 1000 palavras):



O idioma da crítica: 

O seu nome (opcional):



O seu e-mail (Não se mostra, usa-se sómente para confirmação):







Passaro Raro, O A sua crítica literária aparecerá dentro de cinco a sete dias úteis.

Passaro Raro, O As críticas literárias que não seguirem as nossas instruções não aparecerão







Critica Literaria » Passaro Raro, O
Passaro Raro, O
Passaro Raro, O
  
Categorias

Arte e Música

Casa e Jardim

Ciencia e Técnica

Computadores e Internet

Cultura e Entretenimento

Ensino e Pedagogia

Finanças e Economia

Gastronomia

História e Bibliografias

Literatura

Natureza e Ecologia

Profissionais e Universitários

Refêrencia

Religião e Filosofia

Saúde e Bem-Estar

Viagens e Desporto





Critica Literaria | Ajuda e suporte | Sobre nós


Bokrecensioner Boganmeldelser Bokanmeldelser Kirja-arvostelut Critiques de Livres Buchrezensionen Critica Literaria Book reviews Book reviews Recensioni di Libri Boekrecensies Critica de Libros
Critica Literaria