Critica Literaria
 
O Silêncio do Mar   

O Silêncio do Mar


Vercors

Capa mole. Editorial Presença 1999.
ISBN 9789722313889







Descrição da editora





Livros semelhantes

Alberto Alberto Encontros e desencontros   (Classificação 5 de 5)

Fui agradavelmente surpreendido na tv a cabo por um magnífico painel humano mostrado neste belíssimo filme, o qual apresenta com intensidade o encontro de pessoas, que apesar da origem diferente e em conflito extremo de guerra, possuem sonhos, desejos e gostos semelhantes, e ao mesmo tempo em que a força do confronto os obriga a se afastarem, são inexoravelmente atraídos como humanos, e se surpreendem-se a si mesmos com várias afinidades - música, arte, enfim - e o invasor alemão, ao contrário da preconcebida imagem de tirano, revela-se humano com fraquezas e virtudes e além de tudo existe a intensa atração entre eles.
Não foram necessárias palavras para a explicar o sentimento que viviam, e apesar da intensidade do sentimento sabem da impossibilidade de se amar.
Finalmente são obrigados a se afastar e, na partida dele, o adeus é a única palavra que ela lhe dirige, quebrando a promessa feita ao avô de não falar com o invasor na sua permanência na casa.

É perfeita a cena onde ela salva a vida dele em um atentado preparado pela resistência francesa, através da execução ao piano de uma música alemã.
Ela sabia da atração dele por aquela música, e a quebra da promessa de não tocá-la, enquanto ele estivesse na casa invadida, o faz retornar esperançoso ao interior da casa ao mesmo tempo que o carro explode - e ela habilmente não revela os sentimentos dela aos compatriotas franceses que prepararam o atentado
(O Silêncio do Mar)



Jorge Almeida Jorge Almeida Antes de tudo, somos Homens   (Classificação 3 de 5)

Nem a guerra consegue roubar ao ser humano o seu natural estatuto se ser igual aos outros homens,com sentimentos, paixões,angústias.
Um pequeno livro que nos mostra exactamente através de um oficial alemão, hospedado numa casa rural em França na segunda guerra mundial,a hipocrisia de qualquer guerra, e a incapacidade que qualquer guerra tem para alterar o ser humano: somos iguais aos nossos semelhantes e nem a guerra consegue alterar esta verdade absoluta.Para ler em meis hora , talvez numa viagem de comboio - apenas uma sugestão.
(O Silêncio do Mar)





Faça uma crítica literária

Escreva uma crítica literária e partilhe as suas impressões. Concentre-se no conteúdo do livro. Leia as nossas instruções para mais informação.

O Silêncio do Mar



A sua classificação:  1 2 3 4 5

Escreve um título na sua crítica literária (pelo menos 2 palavras):



Escreva a sua crítica no espaço em baixo (no máximo 1000 palavras):



O idioma da crítica: 

O seu nome (opcional):



O seu e-mail (Não se mostra, usa-se sómente para confirmação):







O Silêncio do Mar A sua crítica literária aparecerá dentro de cinco a sete dias úteis.

O Silêncio do Mar As críticas literárias que não seguirem as nossas instruções não aparecerão







Critica Literaria » O Silêncio do Mar
O Silêncio do Mar
O Silêncio do Mar
  
Categorias

Arte e Música

Casa e Jardim

Ciencia e Técnica

Computadores e Internet

Cultura e Entretenimento

Ensino e Pedagogia

Finanças e Economia

Gastronomia

História e Bibliografias

Literatura

Natureza e Ecologia

Profissionais e Universitários

Refêrencia

Religião e Filosofia

Saúde e Bem-Estar

Viagens e Desporto





Critica Literaria | Ajuda e suporte | Sobre nós



Critica Literaria