Critica Literaria
 
50 Anos Luz Camera e Acao   

50 Anos Luz Camera e Acao


Moura, Edgar

Senac 2000.
ISBN 9788573590999







Livros semelhantes

anon E A LUZ FOI FEITA   (Classificação 4 de 5)

Edgar Moura foi um desenhista do Pasquim, jornal publicado aqui no Rio, no fim dos anos 60. Bom de traço e de significado, o Edgar. Quase menino, não chegou a amadurecer desenhos e legendas, se mandou para artes e ofícios mais importantes. Cinema, iluminação, direção de fotografia, estudos dessas habilidades urbe et orbi. De longe eu o acompanhava. Em nossas profissões, apaixonantes, jornalismo, ciclismo, tiro ao alvo, cinema, roleta russa, todos, mais ou menos, nos acompanhamos. Vi Edgar crescer - inclusive em tamanho, acho que chegou aí a um e noventa - pelas ruas de Paris,
Bruxelas, Michigan, e até Moçambique (até por que, Millôr?), pelo casamento (que inveja!). De repente me telefona por um prefácio para o livro do qual eu nem suspeitava - não suspeitava o escritor no Edgar, ora!,ora!- e que agora está aqui. Se chama "50 ANOS LUZ ". Um calhamaço. Um calhamaço de 500 páginas. Soberbo calhamaço.
Se você gosta alguma coisa de fotografia (não still, a em movimento, de cinema) vai pedir mais. O homem entende do riscado, vai da prática à teoria e volta desta a modos de fazer (não pensem em livrinhos how-to-do, é filosofia de trabalho) com uma elegância e uma precisão de escritor nato. E experimentado. Por tudo perpassa (?) o mais fino humor, em sua forma melhor, a ironia, em sua forma maior - auto ironia. Sem explicitar, Edgar deixa claro que não pretende salvar o mundo com a sua profissão. Nem com seu livro. Acho bom.
Dê uma olhada em qualquer capítulo. Comece pelas Janelas de Vermeer. Como você não vai parar, logo ficará encantado em saber o que é a Natureza da luz e onde está sua Origem - o homem leu tudo sobre o assunto e aqui entra, acho, até Goethe - o que é uma Luz Dura, um Corpo Negro, um Contraluz Difuso, o Tripé (iluminado) da Criação. E por aí vão 40 capítulos de visão criativa sobre a admirável realidade que nos cerca, mas que, Edgar me convence, pode ser muito melhor iluminada. Afinal de contas o fiat lux foi só um improviso.

Millôr Fernandes
(50 Anos Luz Camera e Acao)





Faça uma crítica literária

Escreva uma crítica literária e partilhe as suas impressões. Concentre-se no conteúdo do livro. Leia as nossas instruções para mais informação.

50 Anos Luz Camera e Acao



A sua classificação:  1 2 3 4 5

Escreve um título na sua crítica literária (pelo menos 2 palavras):



Escreva a sua crítica no espaço em baixo (no máximo 1000 palavras):



O idioma da crítica: 

O seu nome (opcional):



O seu e-mail (Não se mostra, usa-se sómente para confirmação):







50 Anos Luz Camera e Acao A sua crítica literária aparecerá dentro de cinco a sete dias úteis.

50 Anos Luz Camera e Acao As críticas literárias que não seguirem as nossas instruções não aparecerão







Critica Literaria » 50 Anos Luz Camera e Acao
50 Anos Luz Camera e Acao
50 Anos Luz Camera e Acao
  
Categorias

Arte e Música

Casa e Jardim

Ciencia e Técnica

Computadores e Internet

Cultura e Entretenimento

Ensino e Pedagogia

Finanças e Economia

Gastronomia

História e Bibliografias

Literatura

Natureza e Ecologia

Profissionais e Universitários

Refêrencia

Religião e Filosofia

Saúde e Bem-Estar

Viagens e Desporto





Critica Literaria | Ajuda e suporte | Sobre nós



Critica Literaria