Critica Literaria
 
Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa   

Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa


Antônio Geraldo da Cunha

Capa dura. Editora Nova Fronteira 2001.
ISBN 9788520908464







Livros semelhantes

Anderson Zappa Anderson Zappa A palavra 'coquilha'   (Classificação 4 de 5)

Tenho procurado significado para a palavra coquilha. Por vários sites naveguei e não cheguei a conclusão alguma. No entanto, sei, que a busca por uma palavra aparentemente moderna pode causar este tipo de esforço indizível. Possuo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira e o indico a todos aqueles que, como eu, não se contentam com simples sinônimos. Acho que, aliado a outros também bons dicionários, como o do Antenor Nascentes, é uma boa ferramenta para tais buscas. No entanto, ainda fico com a questão que me trouxe até aqui: de onde vem a palavra coquilha? Saber que ela nomeia objeto que protege desportistas nas suas áreas 'baixas' pode não me ser suficientemente aprazível e definitivo. Gostaria de poder instaurá-la como obejto de pesquisa assim como tantas outras usadas hodiernamente. Deixo aqui, além do meu bom grado pelo Dicionário do ilustre Antônio Geraldo da Cunha, um desafio. Ajudem-me e ajudem a língua e se redescobrir a partir de uma simples única etimologia: coquilha.
obrigado.
(Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa)



Célia Antunes Célia Antunes Outdoors e propaganda   (Classificação 4 de 5)

Eu Mando! Não sei se a origem da palavra foi descoberta agora pelo então prefeito Kassab. Em seu atual mandato, suprimiu a opinião da câmara e legislou ao juíz supremo seu decreto. Os anunciantes estrangeiros ficaram desorientados, a imprensa brasileira anuiu com naturalidade as prerrogativas insípidas da elite desvairada da paulicéia farta. De ver os monumentos públicos, museus e patrimônio, sendo pichados. A política continua sendo palco de incoerências, mais é curioso, o poder fazer política, ainda que o objetivo da arte não seja este. Balancear a opinião pública não é uma tarefa fácil, mas uma necessidade cívica, nem sempre caracterizada pelo bom senso. O sensacionalismo, marca da fundição Roberto Marinho, não imprimiu suas digitais, nem usurpou seus tentáculos para além dos jardins da infâmia e do bom entendimento. Foi possível promulgar uma lei, sem causar, desconforto, para o lobby de câmara, assim tão institucional, quase inventado pelos tucanos. Petistas diplomáticos, já não mais questionam se tudo isto é certo. Será? Só para arriscar uma análise, crítica, por certo, quando foi a taxa do lixo proposta pela então prefeita Marta, o ato foi visto como um escândalo, onde já se viu arrecadar impostos de uma classe que passa por tantas dificuldades... O momento agora é outro, muito se perde em arrecadação, porque o pobre foi visto como um empecilho para se fazer política no Brasil. Talvez, porque se houvesse um momento para ponderar, caminhões mais novos para recolher estes resíduos, desse margem a uma coleta seletiva de qualidade, quem sabe 110 caminhões já gerasse uma renda para lá dos Jardins, não são poucos os esforços empreendidos, da gente menos priviliegiada, para cooperar com esta reutilização do lixo, mas a 'xenofobia partidária não permite ver, que a ousadia é parte do fazer político, queira ou não os menos afoitos.
É desimportante sugerir, jornalistas são imparciais, não se sabia bem para onde seria designado os tais recursos, se supunha, para iluminar ruas públicas de bairros afastados, pode ser, será que luz nas ruas é também assunto de relevância pública, não sei. De qualquer modo, os recursos sempre escoam, para bem longe das vistas e portanto não nos diz respeito, perguntar, por onde andará, seu Kassab, numa hora dessas o sr. Lalau, que não está a postos para receber o seu quinhão, da provável tentativa em reverter, o processo em andamento, ainda que, tenham sido concedidas 55 liminares... Uma hora a corda pende, pra que lado, não se sabe, o cabo de guerra é passageiro, e o supremo já não tem mais tanta credibiidade, se bem que feitas outras concessões, espero que pouco se gaste com as firmas estrangeiras e o Brasil demonstre competência para produzir uma boa propaganda, sem a interferência estatal. É, a pressão internacional, ajuda muito no lobby ideológico, mas idealismos a parte, o sonho americano, o american way life, é um modelo insosso de desenvolvimento sustentável... E ser conivente com isso já não tem assim tanto glamour.
(Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa)



rose rose gostaria dos significados das palavras   (Classificação 5 de 5)

principio
prescrição
regra
recado
gostaria de que me enviassem o sgnificado dessas palavras no dicionario etimologico
(Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa)



Pedro Lobito Pedro Lobito Coquilha / Conquilha (côncava)   (Classificação 3 de 5)

Boas,

Procure no google conquilha e vai perceber que é uma espécie de concha côncava :-)


Abraços.
Lisboa, PT
(Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa)



Tatiana Tatiana Significado da palavra "Ratimbum"   (Classificação 5 de 5)

Por gentileza, preciso do segnificado (origem da palavra) e tudo que possa descrever o real significado da palavra "Ratimbum" que cantamos no Parabéns pra você! Agradeço de coração quem puder me esclarecer com fundamentos. (Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa)



marcos marcos muito interesante   (Classificação 5 de 5)

Por gentileza, preciso do segnificado (origem da palavra) e tudo que possa descrever o real significado da palavra "Ratimbum" que cantamos no Parabéns pra você! Agradeço de coração quem puder me esclarecer com fundamentos (Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa)



Luís Aquino Luís Aquino Significado de RATIMBUM   (Classificação 4 de 5)

A palavra RATIMBUM é uma onomatopéia, é a imitação de um som. Neste caso o som emitido por uma bandinha de circo ou uma fanfarra quando quer chamar a atenção sobre uma finalização de uma apresentação. A caixa faz TARARÁ!, os pratos fazem TIM!, e o bumbo faz BUM! - TARARÁ TIM BUM, Nos anos 70 havia um programa infantil que adotou essa onomatopéia no seu nome, "Castelo RATIMBUM", para tornar a palavra mais curta e fácil de falar elipsaram o TARA... e ficou só o RÀ, RA-TIM-BUM, com três sílabas de bom efeito sonoro. (A propósito, é SIGNIFICADO, com I mesmo.) (Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa)



Ozorio Pelegrini Ozorio Pelegrini Coquilha = significado   (Classificação 5 de 5)

O termo coquilha não é absolutamente moderno.
era usado desde a antiguidade para designar uma forma para fundição de metais, mais especificamente ferro nodular, aluminio, zamaq, e outros metais.
na verdade, é um molde para fundição.
creio ter contribuido para a informação dos nossos visitantes.
(Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa)





Faça uma crítica literária

Escreva uma crítica literária e partilhe as suas impressões. Concentre-se no conteúdo do livro. Leia as nossas instruções para mais informação.

Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa



A sua classificação:  1 2 3 4 5

Escreve um título na sua crítica literária (pelo menos 2 palavras):



Escreva a sua crítica no espaço em baixo (no máximo 1000 palavras):



O idioma da crítica: 

O seu nome (opcional):



O seu e-mail (Não se mostra, usa-se sómente para confirmação):







Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa A sua crítica literária aparecerá dentro de cinco a sete dias úteis.

Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa As críticas literárias que não seguirem as nossas instruções não aparecerão







Critica Literaria » Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa
Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa
Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa
  
Categorias

Arte e Música

Casa e Jardim

Ciencia e Técnica

Computadores e Internet

Cultura e Entretenimento

Ensino e Pedagogia

Finanças e Economia

Gastronomia

História e Bibliografias

Literatura

Natureza e Ecologia

Profissionais e Universitários

Refêrencia

Religião e Filosofia

Saúde e Bem-Estar

Viagens e Desporto





Critica Literaria | Ajuda e suporte | Sobre nós



Critica Literaria